FutebolFlash FutebolFlash
Botafogo estreia na Libertadores e enfrenta desafio da altitude em Potosí

Botafogo estreia na Libertadores e enfrenta desafio da altitude em Potosí

18/02/2026 12:52

Alvinegro encara o Nacional Potosí em estádio a 3.967 metros acima do nível do mar na fase preliminar da Libertadores O Botafogo estreia na noite desta quarta-feira (18), na fase preliminar da Copa Libertadores da Améric...

Alvinegro encara o Nacional Potosí em estádio a 3.967 metros acima do nível do mar na fase preliminar da Libertadores

O Botafogo estreia na noite desta quarta-feira (18), na fase preliminar da Copa Libertadores da América diante do Nacional Potosí, na Bolívia, em um dos estádios mais altos do futebol profissional.

A partida será disputada no estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí, a 3.967 metros acima do nível do mar, a terceira maior altitude do mundo entre arenas que recebem jogos profissionais.

Historicamente, atuar na cidade boliviana tem sido um obstáculo para clubes brasileiros. Nos últimos 20 anos, apenas o Palmeiras venceu em Potosí, em 2009. Também houve empates e derrotas marcantes, como as goleadas sofridas por Fortaleza e Cruzeiro.

RJ – RIO DE JANEIRO – 15/02/2026 – CARIOCA 2026, BOTAFOGO X FLAMENGO – Barboza jogador do Botafogo comemora seu gol com Newton jogador da sua equipe durante partida contra o Flamengo no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Histórico brasileiro na altitude preocupa

Em 2007, jogadores do Flamengo precisaram de oxigênio após empate na altitude boliviana, evidenciando os efeitos do ar rarefeito sobre o desempenho físico.

Para minimizar os impactos, o Botafogo enviou parte do elenco à Bolívia de forma antecipada. O restante do grupo chegou após compromisso pelo Campeonato Carioca.

A delegação optou por treinar em Sucre, cidade localizada a 2.800 metros de altitude, antes de seguir para Potosí horas antes do confronto.

Brasil tenta manter hegemonia continental

Além do Botafogo, o Bahia também disputa a fase preliminar da Libertadores. O futebol brasileiro venceu as últimas sete edições do torneio e pode terminar a temporada como maior campeão isolado da competição. A decisão da Libertadores está marcada para o estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.